31 de mai de 2009

Gênesis- Criação 9

DEUS TERMINOU A CRIAÇÃO

TEXTO BÍBLICO: Gn 2: 1-3

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus criou o mundo e viu que tudo que fez era bom.
Louvar a Deus pela sua criação e sentir-se responsável por cuidar bem dela.
Orar agradecendo a Deus por toda a criação.

RECURSOS/ VISUAIS:
CD “Crianças Diante do trono 1”- Autor da criação
Visual da criação

INCENTIVAÇÃO:
Exponha uma “cadeira ou mesa” pode ser outro objeto, de madeira e diga: Veja que belo objeto, a pessoa que fez foi muito inteligente, mas quem foi o Mais Sábio, foi Deus quem criou a madeira, não foi? Então, vamos relembrar as últimas aulas e revisar os dias da criação.

LIÇÃO:
Como já vimos, Deus criou tudo que existe e ficou satisfeito. Tudo era tão bonito (Mostre os visuais de acordo com a criação de cada dia). Ao homem Deus deu a tarefa de cuidar de tudo direitinho. Depois que Deus fez tudo, Ele descansou, isso foi no sétimo dia, Ele fez isso não porque estava cansado, mas porque tinha terminado a sua criação.
Hoje em dia as pessoas também tem um dia de descanso depois de uma semana de trabalho, o Papai e mamãe por exemplo, o tempo de descanso pode ser usado para ficar com a família, ter momentos de lazer, mas também de estar em comunhão com os irmão na igreja: Louvando e agradecendo a Deus por tudo que Ele nos dá, e pelo seu Cuidado conosco.
Converse com as crianças sobre o que se deve fazer na igreja: Aprendera Palavra de Deus, Louvá-lo e Agradecê-lo por tudo. Ensine-as sobre a importância de ser gratos a Deus por todas as coisas, mesmo pelas pequenas... Ore com elas.

VERSÍCULO PARA DECORAR: “Bom é agradecer a Deus” Sl 92:1

ATIVIDADE:
Pinte o desenho do Smilinguido sobre a criação

Visual para o versículo:
Igual a aula criação 8

Atividade
Recursos Visuais


Gênesis- Criação 8

OS ANIMAIS E O HOMEM

TEXTO BÍBLICO: Gn 1: 23- 31

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus criou todos os animais e o homem;
O homem é especial dentre toda a criação e sentir-se feliz por ser tão especial para Deus;
Orar agradecendo a Deus pela própria vida.

RECURSOS/ VISUAIS:
Visual da criação: Recorte, pinte e monte como se fossem pétalas de uma flor: Use uma presilha bailarinha.
Álbum: animais diversos (fotos, figuras de revistas ou gravuras, quanto mais animais, melhor)
Fotografia de pessoas conhecidas das crianças;
Máscaras de animais e do homem (menino e menina)

INCENTIVAÇÃO:
Relembre os 5 primeiros dias da criação (visual da criação)

LIÇÃO:
Deus fez tudo isso em 5 dias. Veja na sua mãozinha (conte os dedos) Um, dói, três, quatro, cinco. Deus fez tudo tão lindo e nos 6º dia criou os bichinhos que habitam a terra: (mostre as gravuras de animais que você trouxe). Quantos animais bonitos. Cada animalzinho é de um jeito. Como Deus é inteligente. Coloque as máscaras de animais nas crianças e vá falando o nome de cada um. Na última criança coloque a máscara do homem, E diga: Quem é esse? É o homem, Ele não é bicho.
Deus também criou o homem no 6º dia, mas ele não é igual aos outros bichinhos, sabem por que? Por que Deus nos fez diferentes. Nos sabemos falar, pensar, colorir, trabalhar, orar, cantar e louvar a Deus.
Deus criou o homem para amá-lo e cuidar do mundo, da mesma forma que Ele nos ama e cuida de nós. Vamos agradecer a Deus pela nossa vida? Ore com as crianças, depois cante: “Deus é bom pra mim”

VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Bom é agradecer a Deus” Sl 92:1

ATIVIDADE:
Pinte o desenho da Criação

Visual do versículo:


Atividade
Recursos Visuais


Gênesis- Criação 7

DEUS FEZ OS PEIXINHOS E AS AVES

TEXTO BÍBLICO: Gn 1: 20-23

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus criou toda variedade de aves e peixes;
Sentir gratidão a Deus por sua bondade e orar agradecendo a Deus por sua criação e cuidar desse mundo;

RECURSOS/ VISUAIS:
Peixinhos de papel cartão ou plástico
Cartaz com Desenho e gravuras de peixes e aves.

INCENTIVAÇÃO:
Cante uma música (Deus fez os peixinhos)
Deus fez os peixinhos, todos a nadar. Deus fez os peixinhos para rio e mar. Quando brincam n’água, até o fundo vão, brincam sem cuidado vejam só como eles são. Uns são pequeninos, outros grandalhões, uns são magricelas, outros gorduchões.. Quando brincam n’água, até o fundo vão, brincam sem cuidado vejam só como eles são.

LIÇÃO:
Você sabia que Deus criou os peixinhos e as aves no mesmo dia? Foi no 5º dia. Deus fez os peixinhos de toda espécie (mostre gravuras de peixes diversos) Vejam como são bonitos e diferentes, uns são pequeninos e outros bem grandões.... Deus também fez as aves. As aves são os passarinhos, a galinha , o pato (Mostre gravuras de aves). Deus fez todos os animais que moram na água e voam pelo céu... Deus foi muito sábio em sua criação, além de serem belos, alguns peixes e aves servem também de alimento.
Vamos agradecer a Deus por sua criação? (Ore com as crianças)

VERSÍCULO PARA DECORAR: “Jesus é a Luz do Mundo” Jo 8:12

ATIVIDADE:
Pinte o desenho da criação dos peixinhos e das aves.

Visual para o Versículo:
Igual a aula criação 6- Jo 8.12

Atividade






Gênesis- Criação 6

A LUZ DO MUNDO

TEXTO BÍBLICO: Gn 1: 14-19

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus criou o Sol para iluminar o dia e a Lua para iluminar a Noite;
Sentir gratidão a Deus por sua bondade e orar agradecendo a Deus por sua criação;
Reconhecer que Jesus é a Luz do Mundo e agradecer a Deus por iluminar nosso caminho.

RECURSOS/ VISUAIS:
Fantoche de varetas: Sol, Lua e Estrelas;
Cartaz com Desenho e gravuras do Sol e da Lua.

INCENTIVAÇÃO:
Cante uma música (De preferência sobre a Criação)
· Vejam nossos Amiguinhos, os fantoches de Vareta:
Mostre as crianças os Fantoches do Sol, Lua e estrelas e pergunte se os conhecem.

LIÇÃO:
- Esse é Sol: Deus o fez no 4º dia da criação. Faz tudo ficar bem carinho durante o dia, e também nos deixa quentinhos (aquecidinhos).
- Essa é a Lua. Ela gosta da Noite. Deus também a fez durante o 4º dia. Ilumina o céu a noite. Faz o céu escuro ficar mais bonito.
- E essas, são as Estrelas. Gostam de ficar com a Lua, fazendo o céu da noite mais lindo. Ficam brilhando, brilhando.
Viram que maravilha. A Lua e as estrelas fazem o céu ficar mais bonito à noite(veja o cartaz com figuras da Lua e estrelas). E o Sol? (veja com as crianças o cartaz com gravuras, fotos e postais do sol e de dias ensolarados)
O Sol nos ilumina com sua Luz. A Bíblia nos diz que Jesus, é a Luz do Mundo. Ele ilumina nosso caminho e cuida de nós.
Vamos agradecer a Deus por ter criado o sol, a Lua e as estrelas e por ter enviado Jesus para ser a Luz que ilumina os nossos caminhos?

VERSÍCULO PARA DECORAR: “Jesus é a Luz do Mundo” Jo 8:12

ATIVIDADE:
Pintar o desenho e colar papel laminado dourado nos raios da lâmpada.

Visual para o versículo:
Atividade

Gênesis- Criação 5

OS PRIMEIROS DIAS DA CRIAÇÃO (Revisão das 4 aulas anteriores)

TEXTO BÍBLICO: Gn 1: 1-13

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus criou tudo que existe: o dia e a noite, separou o céu e a água, e criou os vegetais;
Sentir gratidão a Deus por sua bondade e orar agradecendo a Deus pela sua criação..

RECURSOS/ VISUAIS:
Cartaz com desenhos ou gravuras da criação.
Jogo da memória;
Lápis de cor, cola e tesoura

INCENTIVAÇÃO:
Cante uma música (De preferência sobre a Criação)
· As últimas aulas, foram sobre a criação de Deus: Quem esteve presente e se lembra? Nossa aula hoje é uma Revisão. Se você não esteve presente em algum desses dias vai ter oportunidade de aprender agora:

LIÇÃO:
Primeiramente vimos que Todas as Coisas foram criadas por Deus... Quando dizemos todas as coisas , falamos de Tudo mesmo: Os céus a terra, as plantas e os animais. Deus criou tudo isso porque nos ama, para o nosso bem (Mostre a figura 1)
No 1º dia da Criação Deus criou o Dia e a Noite, tanto o dia quanto a noite foram criados para o nosso bem (Mostre a figura 2). Durante o dia podemos fazer um montão de coisas, a luz é muito boa, mas a Noite, também foi Deus quem fez, não precisamos ter medo do escuro. É de noite que podemos descansar, ficar com a família... Vir para a igreja. Deus cuida de nós o tempo todo: Tanto de Dia quanto de Noite, devemos agradecê-lo por isso.
No 2º dia Deus fez a separação das águas. No céu (nas nuvens) embaixo, na terra. (Mostre a figura 3) Como a água é importante não é? Para bebermos, tomarmos banho, aguar as plantinhas. Sem a água, não viveríamos. Deus é muito bom conosco.
No 3º dia sabe o que foi que Deus fez? As plantinhas, toda espécie de vegetais(mostre a figura 4): as frutas, legumes e verduras para nos alimentas e as flores que enfeitam nossa casa, jardins... Enfim. Essas foram as coisas que Deus criou nos 3 primeiros dias. Vamos orar agradecendo a sua criação?

VERSÍCULO PARA DECORAR: “Criou Deus os Céus e a Terra” Gn 1:1

ATIVIDADE:
Reproduza o jogo da memória (atividade em anexo). Pinte, recorte e cole em cartolina ou outro papel mais duro ( se necessário faça mais que um jogo, caso a turma seja grande)
Pinte o desenho com a revisão dos primeiros dias da criação.

Visual do Versículo:
Igual da aula Criação 1- Gn 1.1

Atividade
Jogo da Memória
Recursos Visuais


Gênesis- Criação 4

QUEM FEZ AS LINDAS FLORES?

TEXTO BÍBLICO: Gn 1: 1-13

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus criou todos os vegetais;
Os vegetais são úteis para nós e que devemos preservá-los;
Sentir gratidão a Deus por sua bondade e orar agradecendo a Deus pelas plantinhas.

RECURSOS/ VISUAIS:
Sementinhas e copinhos descartáveis com algodão ou areia e água(Para plantio com as crianças )
Sementinha de feijão ou girassol brotada, na areia ou no algodão com água (Providenciar isso com uns cinco dias de antecedência)
Cartaz com desenhos ou gravuras de várias flores.
Lápis de cor, cola e tesoura

INCENTIVAÇÃO:
Cante uma música (De preferência sobre a Criação).
Quando nós colocamos uma sementinha bem pequenina assim (Mostre a sementinha brotada que você trouxe) ela fica uma plantinha linda. Depois, ela dará outras sementinhas igual a que foi plantada e algumas sementinhas ou plantinhas podemos até comer... Vamos plantar alguns feijõezinhos? (Plante com as crianças, deixe na igreja para brotar e entregue para elas na semana seguinte- não esqueça de colocar o nome nos copinhos)

LIÇÃO:
Você acabou de plantar uma sementinha. Agora responda, quem criou as plantinhas? Foi Deus. No 3º dia, Ele fez todo tipo de plantinha, as grandes árvores que dão sombra, outras que dão frutinhas, as lindas flores e até a graminha...
Escute agora o versinho que vou falar. (Enquanto declama ou canta, faça gestos que as crianças podem repetir)
Uma sementinha enterrada no chão dormia um soninho sossegado e bom.
Caiu a Chuva. O Sol brilhou.
Estando em casa, estava muito apertada. A sementinha mexeu, mexeu e acordou.
Subiu no varal, ficou ajeitada e cheia de flores.
Alegrou o quintal

Eu vou crescer. Eu vou crescer.
Crescer. Crescer. Crescer para Jesus
E até quando eu estiver deste tamanho assim
Eu quero trabalhar para meu Jesus sem fim.

Como as plantinhas são lindas. Cada uma de uma maneira. Podemos plantar tantas coisas! (Mostre gravuras de plantas variadas, legumes, árvores frutíferas, hortaliças, etc.) Podemos usar as plantas para enfeitar a casa, para fazer saladas e sucos. Devemos cuidar bem das plantinhas... Vamos agradecer a Deus por ter criado as plantinhas que nos alimentam e deixam tudo tão bonito?

VERSÍCULO PARA DECORAR: “Criou Deus os Céus e a Terra” Gn 1:1

ATIVIDADE:
Complete as pétalas na flor e pinte (Pode recortar pétalas em papel colorido e colá-las).

Visual para o versículo:
Igual a aula criação 1- Gn 1.1

Atividade

Gênesis- Criação 3

ÁGUA, QUE DELÍCIA!

TEXTO BÍBLICO:
Gn 1: 6- 8

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus separou o céu e a água;
A água foi dada por Deus e é útil para o homem, essencial para a vida;
Sentir gratidão a Deus por sua bondade e orar agradecendo a Deus pela água.

RECURSOS/ VISUAIS:
Desenho: céu e águas;
Painel ou cartaz com gravuras de mar, rios lagos e utilidades da água.
Cena de Chuva;
Material para suco;
Lápis de cor, cola e tesoura

INCENTIVAÇÃO:
Cante uma música (De preferência sobre a Criação)
Puxa, como cantar me deixa com sede... O que vocês acham de tomarmos um suco? ( Sirva um copinho de suco para cada criança).

LIÇÃO:
Que suco gostoso! Para fazer esse suco foi preciso colocar água. Como a água é gostosa. Vocês sabem quem criou a água? Deus. Sabem como? A Bíblia Diz, que primeiro Deus fez os céus e a Terra e criou o dia e a Noite, e que no segundo dia Ele fez a separação das águas: Separou as águas acima, no céu, com as nuvens, das águas aqui na terra(Mostre o Desenho: Céu e água). Como a água é importante para nós... além de bebermos para sobreviver, éla é útil para muito mais coisas... (Mostre gravuras sobre a utilidade da água).
Deus é tão bom em nos dar água para bebermos, tomar banho, aguar as plantinhas, lavar roupa, e nos divertir nadando na piscina, praia... tantas coisas!
Devemos ser gratos a Deus pela água que temos nos rios, lagos , mares e pela chuva que Ele manda para enchê-los, além de agradecer, devemos cuidar dessa criação de Deus, não jogando lixo nas ruas, nos terrenos, para que esse lixo não chegue nos rios com a chuva e não estrague o que Deus criou para o nosso bem.

VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Criou Deus os Céus e a Terra” Gn 1:1

ATIVIDADE:
Pintar o Desenho.

Visual Versículo:
Igual aula criação 1.

Atividade:
Recursos Visuais:

Gênesis- Criação 2

É DIA OU NOITE

TEXTO BÍBLICO:
Gn 1: 1- 5

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus criou o dia e a noite;
Fez o mundo com amor e sabedoria;
Saber e reconhecer que Deus cuida de nós de dia ou de noite, por isso precisamos confiar e não precisamos ter medo.

RECURSOS/ VISUAIS:
2 cartazes: Um com Gravuras de Pessoas durante o dia, e outro com pessoas durante a noite.
A criança de olhos abertos e fechados (em anexo)
Algodão e giz de cera ou papel crepom picado branco e preto.
Cola

INCENTIVAÇÃO:
Cante uma música (De preferência sobre a Criação)
Esta é Clarinha. Durante o dia seus olhinhos estão abertos e a noite estão fechados. (Mostre a criança com olhos abertos e fechados,faça menino ou menina, como preferir.)

LIÇÃO:
O que você faz durante o dia, quando tudo está claro e nem precisa acender a luz?(Mostre o cartaz com as pessoas durante o dia). E durante a noite quando está escuro? (mostre agora o cartaz com as pessoas durante a noite).
Você tem medo do escuro? Por que? (Deixe as crianças falarem, verifique aquelas que tem medo do escuro). Não precisamos ter medo do escuro, porque Deus cuida de nós. Ele está conosco durante o dia e durante a noite, Foi Ele quem criou tanto o dia, quanto a noite.
Quando Você estiver com medo, lembre-se que Deus é quem cuida de você! (Ore com as crianças, agradecendo o cuidado de Deus e por aquelas que revelaram ter medo do escuro). Por fim, repita com as crianças:
“No primeiro dia, Deus criou o dia e a noite.”

VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Criou Deus os Céus e a Terra” Gn 1:1

ATIVIDADE:
Colagem: DIA – Algodão ou crepom branco picado;
NOITE- raspa de giz de cera ou grafite preto ou papel crepom picado.

Visual para o versículo:
Igual aula anterior- Gn1:1

Atividade:
Recursos Visuais:

Gênesis- Criação 1

Preparei algumas aulas sobre a criação para usarmos na igreja baseado num material que a Tia adriana tinha em mãos... São ao todo 9 aulas sobre a criação para o maternal e pré-alfabetizado.
Postarei as 9 aulas nessa semana, elas estão todas em preto e branco, e deverão ser coloridas, ok? Tomara que goste...

O MUNDO DE DEUS

TEXTO BÍBLICO:
Gn 1

OBJETIVOS:
Ao final da aula, o aluno deverá saber que:
Deus criou tudo que existe;
Fez o mundo por amor;
Agradecer a deus pela beleza da criação e pelo infinito amor.

RECURSOS/ VISUAIS:
Fantoches de Vareta (em anexo)
Confeccionar álbum de Fotos/Postais/Imagens de Revistas de Paisagens;
Lápis de Cor, cola , lã tesoura.

INCENTIVAÇÃO:
Cante uma música (De preferência sobre a Criação)
Leve uma flor para a sala de aula, (ou uma outra plantinha), inicie um diálogo com as crianças:
_ Vejam que bela flor/ plantinha...
_ Ela é bonita, perfumada....
_ Vocês sabem quem fez esta Flor/pantinha?
_ Foi Deus! Ele fez tudinho que você vê...
_ Vamos aprender sobre o Mundo que Deus fez?
Então prestem atenção... vai ter muita novidade...

LIÇÃO:
Como a gente acabou de ver, Deus fez tudo o que a gente vê. (mostre as flores, plantas e os animaizinhos). Além disso, Deus é muito bom pra mim e pra você, Ele também fez lindos lugares onde podemos passear, e ter nossos momentos de lazer. ( Mostre o álbum de figuras com paisagens). Você já passeou em um lugar bonito assim? (Deixe as crianças falarem).
Sabe por que Deus fez tudo isso? Por que nos ama muito. Ante de você nascer, a mamãe preparou um montão de coisas pra receber você, um enxoval com roupinhas, chupetas, mamadeiras, fraldas, e outras coisinhas, isso porque ela o amava. Deus também fez assim, preparou tudo no mundo para nós, os seus filhos. Fez o Sol a Lua, as estrelas, a água o ar (respire fundo e peça pras crianças fazerem o mesmo). Viram como é gostoso respirar?
Então, vamos agradecer a Deus por toda a sua criação?
(Ore com as crianças agradecendo a criação de Deus)

VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Criou Deus os Céus e a Terra” Gn 1:1

ATIVIDADE:
Contorne ( Com lápis ou com cola e lã) o pontilhado e Pinte o desenho.

Visual para o Versículo:
Atividade:


Recursos Visuais:


26 de mai de 2009

O Clamor de Uma criança...- Exemplo de Intercessão

Ver o coração de uma criança se derramando ao Senhor, quebrantada e adorando... me faz entender o verdadeiro significado das Palavras de Jesus:
Não as impeçais de vir a mim...
Se o meu coração voltou-se para cada uma das Palavras ditas nessas orações, quanto mais mais o Coração de nosso Deus Pai Amoroso...
A Oração de um Justo muito pode em seus Efeitos!!!

23 de mai de 2009

Elias e os Profetas de Baal- 2







Elias e os Profetas de Baal

Como prometi na lição de discipulado, um visual bem completo para a História de Elias e os Profetas de Baal.








Discipulado Infantil: Paternidade de Deus- Lição 8

PLANO DE AULA

O Pai que é Poderoso

Estudo 8-A

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai que é Poderoso.

1) Cante canções que falem que Deus é Poderoso. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.

2) Narre a História de Elias e os Profetas de Baal (2 Rs 18:20-20), ressalte que naquele tempo, o rei de Israel, Acabe e sua Esposa, eram muito infiéis ao Senhor e deixaram de o adorar para adorarem a outro deus: Baal. Elias, Profeta do Senhor, desafiou os profetas de Baal, que não conseguiram demonstrar o poder de seu deus. Todavia, Elias, servo e profeta do Senhor, orou e Deus mandou Fogo do céu. Mostrando a todos o se Grande Poder. Como visual você pode montar uma representação de altar com pedras e gravetos, e uma figura de ovelha... Se quiser, pode também imprimir um visual desta história que postarei a seguir)

3) Atividade: Pintar o desenho e cole algodão na ovelha.

____________________________________________________

O Pai que é Poderoso
Estudo 8-B

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai Poderoso.

1) Cante canções que falem que Deus que Deus é poderosoe. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.

2) Relembre alguns Eventos bíblicos que demonstram o Grande Poder de Deus (Sabemos que a Bíblia toda é a demonstração do Poderio do Senhor, mas destaque alguns dos quais você dispõe de visual, entre eles, comece com a criação, cite o Dilúvio e a Arca de Noé e relembre a aula anterior: Elias e os profetas de Baal enfatize para a Criança, que assim como nosso Deus foi poderoso para fazer tudo îsso, continua sendo Poderoso para atuar em nossos tempos. Dê oportunidade para as crianças testemunharem, se quiserem, sobre o poder de Deus.

3) Atividade: Pintar o montar o Tetraedro que contém imagens que nos relembram o Poder de Deus, se possível imprima num papel mais grosso. (Amplie a figura e construa o Tetraedro maior, ele poderá ser um visual para a sua aula.desenho e colar algodão nas nuvens.





13 de mai de 2009

12 de mai de 2009

Regras para as crianças

Pesquisando pela net, encontrei uma sugestão extraordinária para ensinar e lembrar as regras a serem respeitadas pelas crianças do euevangelizocriancas.blogspot.com, lá ela sugeriu um painel, mas eu utilizei como joguinho: cartas viradas sobre a mesa e ao retirar a regra a cça tem que separar em atitudes legais e não legais. Use sua criatividade e use como achar melhor...






Meu 1° Selinho

Meu 1° Selinho
Presentinho da querida Arnete...