19 de abr de 2011

3 Aulas para a Semana da Páscoa...

Elaborei essas três aulas para a semana da Páscoa, a terceira aula é uma adaptação de uma aula postada no Blog sementinha Kids, lá tem muitas outras dicas... Vale a pena visitar!!!

LIÇÃO 1: ENTRADA TRIUNFAL EM JERUSALÉM
Incentivação: Pergunte quem sabe o que significa “Louvar”. No dicionário, diz que é o ato de enaltecer alguém ou alguma coisa; elogio; agrado... Leia o Salmo 150 e mostre para as crianças que a Bíblia nos ensina que devemos Louvar ao Senhor.
Cante uma ou duas canções de Louvor:
Sugestão: Fico Feliz (Aline Barros)
Louvores eu canto com meu coração...

OBJETIVO: Que a criança aprenda e tenha desejo de louvar ao Senhor Jesus com todo seu coração

HISTÓRIA: Narre a História da Entrada Triunfal em Jerusalém (Mc 11. 1-11. Explique que esse fato aconteceu uma semana antes da Páscoa, que era a Festa onde os Judeus lembravam e comemoravam a Libertação do cativeiro do Egito. Antes de chegar a Jerusalém, num pequeno povoado, Jesus pediu aos discípulos que providenciassem um burrinho. Ao entrar na cidade montado num burrinho, muitos que o conheciam se alegraram com sua chegada e estendiam suas roupas e as palmas ( “galhos” das arvores) como um lindo tapete, para que Jesus passasse sobre eles... Eles louvavam e agradeciam a Jesus por seus feitos. Ressalte também, que muito antes disso acontecer, um profeta já havia escrito sobre isso (Zc 9.9)
Conclua dizendo que Jesus se agradou muito disso, e que da mesma forma que aquelas pessoas devemos expressar nosso louvor a Ele. Podemos louvá-lo através de nossos cânticos, danças, coreografias, orações. Tudo que fizermos para agradá-lo e homenageá-lo é expressão de louvor.

Fixação: Divida a turma em duas equipes, elabore perguntas sobre a história e faça uma pequena competição. Use alguma estratégia durante a fixação, coloque as perguntas em balões para estourarem, no formato de flores para colherem... use a sua criatividade!

ATIVIDADE
Pintar o desenho


LIÇÃO 2: O SACRIFÍCIO

Incentivação: Leve uma figura de ovelha e leia Isaias 53.7 e Pergunte sobre quem esse profeta estava falando?

OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus morreu em nosso lugar para nos salvar.

HISTÓRIA: Narre a História da Crucificação de Jesus (Mt 26.30- 27.56) Leia o texto e destaque os Pontos principais:
Inicie contando que logo depois da Última ceia, onde Jesus havia dito aos discípulos as coisas que iriam acontecer, eles se dirigiram para o Monte das Oliveiras para Orar, a seguir desenvolva os pontos principais da História:
• Jesus estava amargurado, aflito;
• Os discípulos dormiram;
• Jesus é traído e preso;
• Pedro o nega;
• É levado a julgamento;
• Condenado e Crucificado.
É importante lembrar o tempo todo, que Jesus não havia cometido pecado algum, e que foi crucificado pelas nossas culpas, os pecados que a humanidade havia cometido e ainda cometeria. Ele entregou a sua vida para nos salvar. E que Ele venceu a Morte (diga que a próxima aula será contada a 2ª parte dessa história).

Fixação: Divida a turma em duas equipes, elabore perguntas sobre a história e faça uma pequena competição. Use alguma estratégia durante a fixação, coloque as perguntas em balões para estourarem, no formato de flores para colherem... use a sua criatividade!
ATIVIDADE
1- Cole bolinhas de papel crepom nos coraçõezinhos (maternal)
2- Pinte as tirinhas desenho (Para os maiores)




LIÇÃO 3: PASCOA CRISTO VIVE!!!

Incentivação: Comece cantando músicas sobre ressurreição.
Sugestão: Celebrai a Cristo;
Ressuscitou;
Como leão que ruge (Diante do trono), etc

Objetivos: Que a criança conheça a historia da morte e ressurreição de Jesus e que entenda que Jesus vive hoje e sempre.

HISTÓRIA BÍBLICA
Narre a História da Ressurreição de Cristo (Lucas 23:46; 24:1-12; João 20:1-10), comece relembrando a sua Crucificação, que ele morreu sem ter culpa alguma, pelos nossos pecados e que os amigos de Jesus nunca tinham se sentido tão tristes! Jesus já não estava mais com eles. Eles choravam ao lembrar como homens importantes e muito maus tinham matado Jesus. Os discípulos choravam porque tinham visto Jesus morrer pendurado numa cruz. No dia domingo bem cedo de manhã, mulheres, que também eram seguidoras de Jesus, decidiram ir ao túmulo onde tinham colocado o corpo de Jesus. Queriam levar uns perfumes especiais para colocar no corpo dEle e assim mostrar o grande amor que tinham pelo Senhor. Quando elas chegaram ao túmulo, tiveram uma grande surpresa. A pedra tinha sido removida! Em lugar de ver o corpo de Jesus, viram dos anjos que Deus tinha enviado do céu. Pareciam dos homens de roupas muito brancas e brilhosas como a luz. Então as mulheres lembraram as palavras de Jesus tinha dito. Elas se olharam surpresas dizendo: Será verdade? Seria possível que Jesus já não estivesse morto e sepultado no túmulo? Será verdade que poderemos vê-lo de novo e que podermos falar com Ele? Elas estavam muito felizes! Os rostos tristes e desanimados de todos se transformaram em alegria e esperança. Como poderiam permanecer tristes depois de saber que poderiam ver Jesus novamente e que Ele tinha ressuscitado? Jesus agora poderia passar tempo com Eles, o Grande Amigo estava vivo! Todos começaram a pular de alegria e a gritar: Jesus esta vivo; Ele ressuscitou, como tinha dito!!! Hoje todos nós podemos ter rostos alegres porque celebramos um dia especial. Neste tempo lembramos que Jesus, nosso amigo, não permaneceu morto, Ele voltou a viver! ALELUIA!!!!

Fixação: Divida a turma em duas equipes, elabore perguntas sobre a história e faça uma pequena competição. Use alguma estratégia durante a fixação, coloque as perguntas em balões para estourarem, no formato de flores para colherem... use a sua criatividade!

ATIVIDADE
1- Monte as ovelhinhas (maternal)
2-Montar o cartão, já postado aqui no blog. é só clicar na imagem e será redirecionado (Para os maiores)




Como visuais para as aulas acima vc pode usar essas lindas imagens que extraí do sementinhakids..

Meu 1° Selinho

Meu 1° Selinho
Presentinho da querida Arnete...